terça-feira, 29 de maio de 2012

Não é um erro!

Definitivamente, não é um erro afirmar que, com sua prosa bem acabada e honesta (e, diga-se de passagem, avessa às fantasias entediantes como as que encontramos aos montes pelas prateleiras afora), o estudioso escritor catarinense Cristovão Tezza, autor do premiado e admirável romance "O Filho Eterno" (Record, 2007) e do singular e plástico "Breve Espaço Entre Cor e Sombra" (1998), é um dos grandes nomes da prosa contemporânea brasileira; Literatura grandiosa que empolga pela qualidade, pela temática e pela forma do dizer, inclusive. 
Sua última publicação, o romance "Um Erro Emocional" (Record, 2010) é uma verdadeira prova de que, em termos literários, pode-se fazer muito com pouco; uma verdadeira aula de condução narrativa. O recado é claro: há talento para além de Fonseca.
Na obra, o leitor, previamente, toma ciência do destrambelhado encontro entre os protagonistas (o problemático escritor Paulo Donetti e Beatriz, revisora e fã do autor ficcional) para, depois, esgueirar-se pelos escombros interiores das personagens.
Por intermédio de uma bem empregada estrutura narrativa onisciente e multisseletiva (geralmente, a passagem do narrador onisciente para o narrador-testemunha mata a onisciência - neste caso quem sucumbe é o "alguém que narra": a história, predominantemente, vem, através da mente das personagens, de suas vivências e impressões), discursos indiretos e monólogos interiores; Tezza inverte a lógica romanesca de rentável livro de vampiro mequetrefe (a do leitor espectador passível) para fazer de quem lê um construtor de sua história.
Cristovão peca suavemente, no entanto, ao pregar na boca do escritor/ficção Donetti elogios exagerados ao escritor "real" sul-africano Coetzee, autor de "Desonra". Não precisava, mas a empolgação é justificada pelo simples fato de que não há como sair ileso de leituras ricas como essa.
Resultado: texto de quem sabe o que faz. Vale!

***
Lançamentos Imperdíveis de Setembro:
Dia 15-09 - (Saraiva, Mogi): "Além dos Muros da Escola: As Causas do Desinteresse, da Indisciplina e da Violência dos Alunos" (Papirus, 2011), do querido professor mogiano César Augusto Alves da Silva.
Dia 17-09 - (Centro Cultural Francisco Moriconi, em Suzano): "Memórias de Onã", do querido professor Marco Aurélio Maida, e "Vacuos Mundi", de Claudio Domingos", ambos livros de contos.

MIRANDA, Rafael Puertas de. Não é um erro!. Jornal Mogi News, Mogi das Cruzes, 11 de Setembro de 2011. Caderno Variedades, p. 03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário