domingo, 22 de julho de 2012

A Cruzada das Crianças


Há alguns anos, enquanto perambulava distraído por Sebos paulistanos em busca de livros velhos para saciar minha fome de novidade, encontrou-me uma singular obra -e que o querido leitor se acostume com estas insistentes prosopopeias livrescas, inquietudes: para mim os livros espreitam, respiram. 
Tratava-se da belíssima 14º edição ilustrada da "História da Civilização", do digníssimo intelectual pernambucano Manuel de Oliveira Lima (1867-1928), publicada, em 1965, pelas Edições Melhoramentos (diga-se de passagem, uma das editoras responsáveis pela história do livro no Brasil -fundada em 1890). 
Diferente das enfadonhas e coloridas brochuras modernas, que não suportam um respingo ou uma dentada de cupim (que os biólogos me perdoem), o achado resistira ao tempo graças ao seu robusto acabamento e agora repousava em minhas mãos. Seu autor, bibliófilo célebre (reuniu o terceiro maior acervo de livros sobre o Brasil de que se tinha notícia nas primeiras décadas do século XX: perdia apenas para a Biblioteca Nacional e para a biblioteca da Universidade de São Paulo), aprovaria o formato.
Resultado de uma dedicada pesquisa histórica e lançada em 1919, a obra é uma espécie de compêndio muito bem organizado de eventos e também uma interessante reflexão sobre as civilizações e culturas apresentadas (entenda-se que a Quarta parte do livro, Idade Contemporânea, refere-se a eventos da época do autor). 
Enfim, desprezando o típico nojo da "data de validade vencida", uma bela companhia para matar o tédio das tardes cinzentas. E numa delas, avançando os dedos por sobre as encardidas páginas dedicadas à Idade Média, deparei-me com um tópico breve e curioso: o relato da Cruzada das Crianças, que, em 1212, contou com a participação de aproximadamente trinta mil pequeninos.
Rapidamente, tomei nota do movimento pitoresco e trágico, sabendo que poderia utilizá-lo como mote de algum texto. O texto não veio. 
Mas, pouco tempo depois, acabei me deparando com a fantástica obra "A Cruzada das Crianças"(1896), do francês Marcel Schwob (1867-1905). 
O livreto, publicado em edição bilíngue pela Ed. Iluminuras em 1987, fora traduzido por Milton Hatoum e é uma espécie de conjunto de relatos de possíveis protagonistas ou testemunhas de acontecimentos relacionados ao referido assunto. 
Crianças que se perderam e, às vezes, são os ratos do Gaiteiro de Hamelim. Vale!

MIRANDA, Rafael Puertas de. A Cruzada das Crianças. Jornal Mogi News, Mogi das Cruzes, 01 de Julho de 2012. Caderno Variedades, p. 07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário