terça-feira, 29 de maio de 2012

Brasiliana Digital


Imagine, querido leitor, poder folhear as primeiras edições dos principais escritores em língua portuguesa. Imagine poder revisitar os principais periódicos culturais brasileiros de fins do século XIX e início do século XX (toda a “KLAXON”, “A Cigarra”, etc!). Imagine, querido estudante, poder bisbilhotar as primeiras edições de todas as leituras obrigatórias dos vestibulares da Fuvest e Unicamp. Manuscritos do século XVIII, imagens raras, mapas antigos... Imagine poder descarregá-los em seu computador ou tablet ou smartphone inteiramente grátis, no formato PDF (extensão). Parece loucura, mas isto já é uma realidade. Basta acessar incrível site da Biblioteca Brasiliana (www.brasiliana.usp.br), gerido pela Universidade de São Paulo.
Este fantástico portal, que já é considerado fonte inesgotável e inevitável de pesquisas em áreas diversas das humanidades, corresponde a uma das etapas de realização do projeto, iniciado em 2005, de acomodação do respeitável acervo reunido ao longo de oitenta anos pelo bibliófilo paulistano José Mindlin (1914-2010) e que, seguindo sua vontade e a de sua família, fora doado integralmente à USP num gesto de extrema generosidade que repercute concretamente nos estudos acadêmicos brasileiros. Dizia o empresário do ramo de peças automobilísticas fascinado por livros raros: “Nunca me considerei o dono desta biblioteca. Eu e Guita [esposa] éramos os guardiões destes livros que são um bem público”. Aproveitemos, então!
A biblioteca é classificada como uma das mais relevantes coleções do gênero formada por um particular. São cerca de 15 mil títulos, ou 40 mil volumes: obras de literatura brasileira (e portuguesa), relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia (estampas e álbuns ilustrados) e livros de artistas (gravuras).
Deve-se destacar também a competente atuação da equipe responsável pela elaboração e gestão do site que, avesso a qualquer forma de burocracia estúpida (como cadastros e outras chatices) e com um layout fantástico, propicia uma navegação prática e, inclusive, a interação com redes sociais. Os comandos de pesquisa e de download (para descarregar!) são muito simples. Olha, não perca tempo! Tenho me deliciado com a leitura da obra completa (primeiras edições) da poetisa parnasiana Francisca Júlia (1871-1920), já disponível no referido sítio. Vale!

MIRANDA, Rafael Puertas de. Brasiliana Digital. Jornal Mogi News, Mogi das Cruzes, 04 de Setembro de 2011. Caderno Variedades, p. 03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário