sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Papo de Arroz: Anderson Magalhães e seu "Desespero".


Ainda nesta semana, entre os trancos e barrancos de uma vida atarefada, chegou aos meus olhos a edição de novembro da revista Actual Magazine (nº 15), distribuída gratuitamente nos municípios da região. Para minha profunda surpresa e decepção, a referida publicação trazia, no seu típico miolo desmiolado, um texto intitulado “Desespero”, escrito pelo colunista social Anderson Magalhães, singelo arroz de festa da noite mogiana.
Valendo-se de um discurso asqueroso, rancoroso e esvaziado de bom senso, Magalhães propõe uma sistemática campanha para evitar que o “povão” vote no segundo turno, o que, segundo ele, resultaria na derrota do grupo político que administra o governo federal; a famigerada “situação”.
Sua ampla concepção de “povão” (leia-se: pobres, imbecis e desclassificados) abrange, de maneira tocante e arbitrária, traficantes, empregadas domésticas, entusiastas do “forró”, porteiros, passageiros de trens e de ônibus, expectadores da TV aberta, analfabetos e, principalmente, Nordestinos.
Segundo o articulista pouco articulado, caso estes indivíduos sejam boicotados, trancafiados, interditados, desintegrados, sequestrados (e etc.); na hora do pleito, o resultado da eleição será (ou seria) outro. Afinal de contas, para que existe a democracia, não é mesmo? Que não saiam da senzala!
Enfim, o fim!
Pouco tempo depois da publicação do texto, Magalhães postou uma breve retratação nas redes sociais, afirmando que fora “mal interpretado” e que sua intenção era apenas a de ser “irônico”. Sua suposta “intenção”, no entanto, não o absolve de suas injúrias e a revista (o contexto da publicação) amplifica a sua brutalidade: não há foto de “povão, segundo Magalhães”, naquelas bandas.
Como sujeito ordinário que sou, usuário de transporte público metropolitano e leitor assíduo de Lima Barreto, Machado de Assis, Fernando Pessoa e Fiódor Dostoiévski, espero que o meu direito de votar não seja usurpado. Nossa democracia é anêmica e, definitivamente, não pode ser alvo de ignorâncias rasteiras dessa natureza.
Também o arroz é vítima de seu próprio veneno. Ao anunciar o eleitor ideal, vocifera: “e, para ter seu voto validado, todos terão de formular uma frase inteira sem erros de concordância e com todos os plurais”; mas, contrariando-se, no início do texto, escorrega feio: “faça com que Dilma e sua corja perca seus votos”! Que é isso, rapaz? Ou vai me dizer que forçou uma "concordância ideológica"? Olha, nesse caso, não salvação! (Risos).

7 comentários:

  1. Sensacional! Grande Puertas! Quanto à presumível concordância ideológica, esqueça. Note que ideológica vem de... idéia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Exatamente! Apenas antecipei, ironicamente, uma possível estratégia "desesperada" que tentasse, porventura, legitimar o erro infantil. Abraços

      Excluir
  2. a vida do cara agora vai se resumir ao que já era....entrevistas em bailes da cidade..rsrs se deixarem ele entrar é claro....rsrrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que se retrate. As pessoas deixam se levar por "espantalhos" da internet.

      Excluir
  3. A caça as bruxas está aberta e a fogueira já queimou minha bunda hoje… E o que fazer com nossa opinião? Negá-la para deixar a corja socialista e hipócrita feliz? Não mesmo… Escolhi ser oposição e vou fazer isso com muito tesão!

    Acompanhei um colunista mogiano ser carbonizado pelo ódio das pessoas que votaram no PT, e não venham me dizer que isso não teve a ver com política porque teve… Muitas pessoas defendem partidos de um modo tão cego, assim como defendem seus próprios defeitos…

    Não estou defendendo ninguém, pois não ganho nada com isso… Pelo contrário… Mas é porque eu não tenho medo mesmo, e quanto a isso fui vacinado… Não gosto de ser o advogado do Diabo, mas eu ficaria feliz se todos que julgam os que erram, fossem pessoas que pudessem dar o exemplo integralmente, mas eu vejo muitas pessoas hipócritas escondendo o caráter duvidoso que possuem, atrás de politicagem social barata.

    Acho que cada um deve lavar o seu nome quando o suja pela própria boca… A pergunta que faço é… É justo enfiar a pessoa na lama? E depois pedir para não amarrem os assaltantes em postes?

    Nesse período pós-eleição, muitas pessoas estão com os ânimos exaltados, então vamos parar de nos defender como se estivéssemos na escola primária! Pra que viramos adultos? Para fazer motim contra quem pensa diferente? Fato é que com raiva ninguém pensa muito, e todos podem se exaltar, demonstrando seus lados mais insensíveis e até assustadores…

    Quem é falso o suficiente para falar que não possui esses lados? Quem é tão bom que nunca magoou alguém que amava muito? E quem não tem o direito de errar e aprender? Machucar e ser machucado? É quase uma lei da vida.

    Todo ser humano é formado pelo médico e pelo monstro… A verdade é que todos erram, e todos podem cometer erros ou falar demais durante a vida. Mas aquele que é reconhecido por expressar suas opiniões, será crucificado pelas mesmas opiniões que outros aplaudem…

    Muita gente veste máscara de pacifista socialista e na verdade não querem ajudar ninguém… Talvez queiram vender seus livros, tirando um proveito dessa onda de esquizofrenia social.

    O que fazer para ser o queridinho do povo?

    Vote na Dilma e reclame do governo… Muitas pessoas adoram aquelas outras pessoas que não sabem o que fazem da vida… É mais fácil manipular a mente de quem está feito cego em tiroteio e cheio de razão no subconsciente

    Pessoas se chocam com opiniões… E não se chocam com nossos reais padrões…

    Não agradar a todos, é uma arte.

    Imagina o que teria acontecido se Nelson Rodrigues tivesse pedido desculpas…

    Faça-me o favor…

    ResponderExcluir
  4. Sua oposição ainda é muito burra. Prepare-se melhor (e eu já lhe disse isso!).

    ResponderExcluir