domingo, 22 de julho de 2012

Encontros


As ideias fundamentadas pelo filósofo espanhol Afonso López Quintás (1928) são destrinchadas e comentadas pelo seu atento interlocutor brasileiro, o Doutor Gabriel Perissé, na obra "A Leitura das Entrelinhas: Método Lúdico-Ambital" (ESDC, 2006). Na referida obra, é apresentado o método que propõe uma "leitura mais aprofundada de textos literários ou de outras naturezas".
Além de expor as teorias do pensador espanhol, Perissé apresenta, subvertendo o Cânone, a prática desta "Leitura Profunda" em ensaios bem elaborados acerca de três obras diferentes: "Laranja Mecânica", de Anthony Burges, "A Metamorfose", de Kafka e "Naquela Noite", de Sérgio Bittencourt.
Uma das partes mais interessantes do texto é a explanação a respeito de um conceito que, além de constante na obra de Afonso Lópes, segundo Perissé, é decisivo para o entendimento do pensamento do teórico: a ideia do encontro como traço definidor do ser humano. Este "ser de encontro" aproxima-se da sabedoria e humaniza-se somente quando vivencia formas "elevadas" de relação com aquilo que o circunda, incluindo-se aí as obras de arte literárias. Com o passar do tempo, a relação estabelecida com um texto prenhe de literariedade passa por uma espécie de depuração. Para tanto, devemos aperfeiçoar esse vínculo, temperando-o com cultivo, paciência, generosidade e a prática de uma busca positiva (acrescentaria, incansável). Neste momento, a compreensão de uma realidade até aquele momento inacessível à inteligência se manifesta.
E como acontece o "encontro"? O encontro é um evento criativo que demanda, de seus persistentes protagonistas, iniciativa e, sobretudo, predisposição para o diálogo. É claro, leitor, que o livro como objeto físico é esvaziado de vontade, mas aquelas obras ricas que se apresentam como desafio não são, segundo os estudiosos, meros objetos: tornaram-se "âmbitos". Estes livros chamam por nós. 
***
No próximo sábado, dia 29, na bela cidade litorânea de São Sebastião, Maria Angélica de Moura Miranda, minha mãe, realiza a XVIIª Edição de seu projeto/exposição+evento: "Encontro Regional de Autores", onde reúne os escritores do Litoral Norte recém-publicados. Evento que embalou a minha infância e juventude e, ainda hoje, deve propiciar deliciosos encontros entre os livros regionais (da caiçaragem) e os olhos famintos de leitores de diversas naturezas. 
Enfim, "Encontros" que valem!

MIRANDA, Rafael Puertas de. Encontros. Jornal Mogi News, Mogi das Cruzes, 23 de Outubro de 2011. Caderno Variedades, p. 03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário